UEADSL 2021.2

1. O evento

1.3. Resultados

  • Postagens (participação no debate): 8.611 comentários publicados
  • Visualizações de páginas: 44.825 visitas
  • Visitantes + participantes nos dias do evento: 1211 pessoas, os quais, dentre os inscritos, são provenientes de 394 cidades de 27 estados brasileiros
  • Índices de qualidade no evento como um todo:
Índice Público Potencial Interesse nos Trabalhos Participação Ativa Índice de Sucesso
Valor mínimo considerado Suficiente

2 visitantes/inscrito

7 visualizações/participante 5 envios/participante

11 envios/apresentação

Valor Mínimo considerado Excelente 9 visitantes/inscrito 16 visualizações/participante 17 envios/participante 19 envios/apresentação
Valor alcançado 5 visitantes/inscritos 22 visualizações/participante 7 envios/participante 88 envios/apresentação
Avaliação
Bom
Excelente
Boa
Excelente

* Com o aumento considerável de eventos a distância, em virtude da pandemia, eventos esses que privilegiam o formato palestra em detrimento do formado debate com o público, era esperada uma diminuição da participação ativa. No entanto, ela melhorou em relação ao UEADSL anterior.

Os gráficos abaixo mostram mais detalhadamente essa avaliação:

Gráfico do Índice de participação ativa no UEADSL 2021.2 como um todo, com valor 7,1, entre o mínimo para ser bom e o mínimo para ser muito bom

A participação ativa no UEADSL alcançou um nível médio entre o mínimo para ser bom e o mínimo para ser muito bom, de modo que esta edição do evento alcançou um patamar bom de participação ativa, a qual é o principal índice para o cálculo do sucesso do evento, dado que o UEADSL preza pela participação direta nos debates no lugar de uma participação passiva, que é a das pessoas que assistem ao debate sem integrá-lo.

Gráfico das visualizações por palco. Trata-se do número médio de visualizações por tabalho, comparando-se os dados referentes a participantes ativos e ouvintes. em todos os palcos, os participantes ativos mostraram maior interesse em acompanhar os debates do que os ouvintes, com enorme destaque par a Roda de Conversas, onde se vê uma participação praticamente 5x maior do público ativo em relação aos ouvintes.

As visualizações médias por trabalho constituem outra importante referência para avaliar o sucesso do evento. Em todos os palcos, os participantes ativos demonstraram maior interesse em acompanhar o debate, com repetidas visualizações dos trabalhos, com grande destaque para o palco Roda de conversas, em que os participantes ativos, incluindo autores, mantiveram o nível de visualizações por volta de 5x mais alto do que o nível alcançado pelo público ouvinte.

Gráfico que representa o interesse do público no debate: no Anfiteatro, excelente; na Roda, muito bom; na Feira, bom; e na Abertura, insuficiente.

O interesse do público no debate analisa quantas vezes, em média, cada participante acessa o mesmo trabalho, acompanhando a discussão no Fórum. A excelente média alcançada pelo palco do Anfiteatro é histórica: é a primeira vez que o palco destinado a apresentações acadêmicas de alunos de graduação e pós-graduação atinge um nível tão alto e isso demonstra que o efeito da pandemia sobre os alunos observado nos 2 semestres de 2020 e o primeiro de 2021, marcado por desinteresse e falta de motivação, está sendo superado, ao menos nas turmas que participaram do UEADSL, o que é um sinal de que o evento está cumprindo cava vez melhor seu propósito.

Gráfico do público potencial por palco. Esse índice foi insuficiente no Anfiteatro, bom na Roda e na Feira e espetacularmente alto, 5x o valor mínimo para ser excelenteexcelente, na Abertura

Embora o índice de público potencial, que correlaciona o número de apresentadores e o número de pessoas no público, seja insuficiente no Anfiteatro, ele corrobora a análise do gráfico anterior, visto que demostra que a alta participação foi devida, principalmente, à atuação dos autores e coordenadores de mesa em conjunto. Na Roda e na Feira esse índice alcançou um bom nível. Na Abertura, que contou com um único trabalho, o público foi alto, como desejável, praticamente 5x o valor mínimo para ser considerado excelente.

Gráfico do Índice de Sucesso em cada palco. Excelente na Abertura, no Anfiteatro e na Feira de Saberes, mas insuficiente na Roda de conversas.

O índice de sucesso considera o conjunto de fatores anteriores. Foi excelente em todos os palcos e, em média, no UEADSL como um todo. Na Roda de Conversas ficou quase bom, mas como o índice de sucesso tem grande interesse na participação do público e, neste semestre, a participação de autores e mesas foi excepcionalmente preponderante nesse palco, o índice de sucesso acabou ficando abaixo da expectativa. No entanto, a Roda de Conversas é o palco dos educadores e de quem gosta de ensinar, ou seja, para o Grupo Texto Livre, promotor do evento, não se trata de uma perda, mas de uma mudança na dinâmica deste que costuma ser um dos palcos mais animados do evento.

Assim, os dados mostram que a interação no evento foi altamente produtiva, engajando satisfatoriamente autores, públicos, mesas e outros participantes.


Análise de autoria de Ana Cristina Fricke Matte, diretora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Texto Livre.

05/10/2021