Escrever um artigo

Ana Cristina Fricke Matte FALE/UFMG

 

Escrever um artigo não é escrever uma obra de arte: enquanto a forma (com ó) na arte modela o conteúdo, o artigo é uma forma (com ô) para um conteúdo. Ser criativo na forma (ó) do artigo tem um limite bem claro: só podemos ser criativos até  ponto em que o modo como apresentamos a informação não seja mais importante que a informação em si.

Por isso é sempre mais fácil escrever um bom artigo do que criar uma obra de arte. Ainda bem que nosso objetivo é o primeiro.

Vou explicar aqui como escrever um artigo para ser publicado em anais de evento, no nosso caso o UEADSL. Embora as regras sejam basicamente as mesmas, se você for escrever um artigo científico para uma revista, dê uma olhada no anexo Normas ABNT – Artigo Científico.

 

O artigo a partir do resumo

Lembra aquele resumo que você submeteu para o evento? Era uma proposta, certo? Vamos seguir um processo bem simples para transformar o resumo em artigo:

  1. 1.Esquema de ideias: se você não tinha feito um esquema de ideias para fazer sua proposta, está na hora de fazer. O importante é saber o escopo da proposta, ou seja, o que queríamos fazer, em que campo teórico e com qual objetivo. Algo assim: 

 
  1. 2.Obtendo o resultado: hora de realizar a pesquisa/análise em si. Mesmo que haja diferenças entre a proposta inicial e o trabalho de fato realizado, o esquema de ideias vai ajudar a amarrar as partes do trabalho quando você for escrever o artigo. Faça a análise anotando tudo que achar importante: resultados, métodos, como colheu os dados, como analisou, quais os resultados, quais os livros/artigos lidos para realizar o trabalho, anote trechos que podem eventualmente ser citados (incluindo a página). Faça tudo preferencialmente no computador, para facilitar na hora de utilizar estes dados no artigo. 

  2. 3.Faça um esquema estrutural do resultado tendo em vista a escrita do corpo do artigo. Quanto menos frases e mais palavras-chave ou oposições você conseguir colocar no esquema, melhor, pois ficará mais livre na hora de redigir. Algo assim: 

 
  1. 4.Vamos escrever as partes do artigo mantendo um certo equilíbrio, mas a sugestão abaixo de número de parágrafos varia muito conforme o conteúdo, serve apenas de referência inicial. O artigo para o UEADSL deve ser escrito em fonte Liberation Sans (ou alguma fonte proprietária compatível, tal como Arial) tamanho 12, espaçamento 1,5 e ter 4 páginas incluindo referências no final e o nome de todos os autores após o título, única parte do texto que deve ter fonte diferente (tamanho 16). 

  2. 5.Redija cada parte do artigo seguindo seu esquema estrutural. Tenha sempre em mente o esquema de ideias para não enveredar num desenvolvimento de ideias inadequado aos propósitos do texto que está escrevendo:  

a) o resumo que foi submetido deve ser atualizado para o que de fato foi feito (5 a 10 linhas), inclua palavras-chave numa linha;

b) o escopo teórico não precisa ser longo, só deve mostrar qual a linha de abordagem do objeto foi utilizada na análise, pode apresentar uma ou outra breve citação e apresentar a discussão de algum posicionamento do autor do artigo que não seja usual na teoria utilizada (1 a 3 parágrafos), aqui entra a hipótese inicial de trabalho;

c) a metodologia também deve ser curta, visando mostrar a consistência da análise e dos dados (1 a 2 parágrafos);

d) antes de apresentar a análise, mostre os dados obtidos, podendo usar figuras, tabelas e gráficos para isso, se for apropriado (2 a 6 parágrafos);

e) apresente a análise, mostrando os elos com a teoria utilizada e deixando claro se a hipótese inicial foi confirmada ou rejeitada (2 a 4 parágrafos);

f) as considerações finais devem mostrar a importância dos resultados, as perguntas não respondidas, os possíveis desdobramentos e qualquer outro fato que o autor julgue digno de nota (1 a 3 parágrafos);

g) agradecimentos (opcional: 1 parágrafo);

h) referências completas somente dos textos citados e, se necessário, de um ou dois títulos importantes do escopo teórico (meia página no máximo);

i) anexo: somente inclua se for imprescindível para a compreensão do texto.

 

Observe que estas regras mudam conforme o local onde o texto será publicado; artigos em periódicos científicos, por exemplo, geralmente dedicarão mais linhas a aspectos teóricos e metodológicos que um artigo para anais.

Escrever: preenchendo a forma

 

Vamos usar uma estratégia simples para criar o artigo.

 

 

cole aqui o título

Cole aqui um resumo no estilo de uma manchete de jornal, ou seja, um breve texto que, no caso do UEADSL, vai aparecer na primeira página do blog, chamativo o suficiente para atrair os leitores e breve suficiente para ser lido rapidamente.

Cole aqui o nome dos autores

Cole aqui o corpo do artigo, conforme o esquema estrutural:

 

 

Siga as normas da ABNT para as referências.

 

 

 

 

Mãos à obra! E um excelente evento para todos!

Ana

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.