O UEADSL como jogo
Apresentação da lógica do jogo no UEADSL, intercalada com exercícios para melhor compreensão.
Introdução
A gamificação na educação tem sido um tema recorrente. O UEADSL foi concebido como um jogo, embora não tivéssemos, inicialmente, uma definição formal de sua gamificação. Em 2015, com a participação de Thalita Santos Felício de Almeida, que coordenou o UEADSL2016.2, fiz uma análise do UEADSL como jogo utilizando uma técnica chamada #ajogada, que conheci no FLISOL-DF, onde foi apresentada por seu autor, Rodrigo Arantes. Esta lição tem como objetivo permitir a você compreender o UEADSL, quem são os jogadores, quais seus papéis, quais as fases do jogo para cada um, quais suas metas e o que é que ganha-se pela participação.
É importante notar que o UEADSL
não é um jogo competitivo: foi concebido exatamente nos moldes que regem
as atividades do grupo que o promove, o grupo Texto Livre. Nesse jeito
de ser livre, se um ganha, todos ganham; quem ensina, aprende. É por
isso que todos os que jogam esse jogo sempre saem vencedores, desde que,
claro, não desistam no meio do caminho. Desistir? Bem, falaremos disso
mais adiante, não desista :D